Sem um projeto adequado há o risco de perda do investimento e até mesmo de vidas. Em épocas de chuvas é muito comum ouvir notícias sobre deslizamentos de terra e mortes em decorrência desses acidentes, que poderiam ser evitados se houvesse a preocupação de analisar o solo que receberá a construção e seus arredores.
É necessário entender que um projeto estrutural e de fundações vai muito além de “deixar a edificação em pé”, pois qualquer pessoa com experiência tem capacidade de construir uma casa.
O objetivo dos projetos é o mesmo, porém sempre buscando a melhor solução possível, sem abrir mão da economia, segurança e funcionalidade. A possibilidade de acidentes é um dos fatores analisados na concepção do projeto e pode salvar vidas.
Investir em planejamento significa economizar na obra e evitar o surgimento de patologias construtivas. Com a elaboração do projeto de fundação é possível saber exatamente quanto material será necessário, quanta terra deverá ser movimentada, evita o superdimensionamento dos elementos e é possível prever o gasto com mão de obra.